Conheça a importância do uso de fontes renováveis de energia

Independentemente da sua idade, em algum momento da sua vida, você leu ou estudou que existem recursos naturais finitos (que vão acabar) e que, se não cuidarmos bem deste ecossistema, não vamos sobreviver aos efeitos nefastos de uma série de danos que temos causado ao meio ambiente.

Estes danos não estão na internet, nos livros ou na mídia. Estão na vida real, com desmatamento, poluição de rios, entre outras coisas, fazendo estragos sem limites e trazendo preocupação para o futuro da humanidade.

Neste panorama, o uso de fontes renováveis de energia é uma alternativa benéfica e sustentável, tanto para grandes e pequenas empresas, como para consumidores comuns, em suas residências.

Implantar um painel solar em uma casa, por exemplo, além de colaborar com o meio ambiente, traz um impacto positivo para o bolso: uma economia de até 95% na conta de energia elétrica. E além disto, também valoriza seu imóvel. 

Quais são as fontes renováveis de energia?

Dentre as principais fontes renováveis de energia estão:

  • energia eólica;
  • energia solar;
  • energia hídrica;
  • energia de biomassa (gerada a partir de resíduos animais e vegetais, como o bagaço de cana, por exemplo).

Estas fontes renováveis de energia são consideradas “limpas”, porque não emitem poluentes, portanto, não impactam o meio ambiente. A Vexper desenvolve projetos com todos estes tipos de energia e vem trazendo soluções cada vez melhores para seus clientes.

Já entre as energias não renováveis, que estão entre as mais utilizadas no mundo estão o petróleo, o gás natural e o carvão mineral. Estes são recursos finitos e sua utilização gera uma série de poluentes, gerando um impacto nocivo ao meio ambiente.

Energia solar é a que mais cresce no Brasil

Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a energia solar é a que mais cresce no Brasil. Desde 2012 o segmento vem gerando mais de 13,0 Gigawatts operacionais, mais de 420 mil empregos e mais de R$ 74,6 bilhões em novos investimentos privados.

No ranking da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), divulgado no ano passado, o Brasil aparece em 14º lugar, sendo o único da América Latina entre os primeiros 15 colocados.

Para se ter uma ideia da importância, a IRENA, que desenvolve o ranking, é uma organização que apoia os países em sua transição para um futuro energético sustentável, e serve como a principal plataforma de cooperação internacional, centro de excelência e um repositório de política, tecnologia, recursos e conhecimento financeiro sobre energia renovável.

Em ascensão

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), até 2024, a estimativa é de que mais de 1 milhão de consumidores passem a gerar a própria energia. Desta forma, implantar energia solar ou outra forma de fonte renovável de energia no seu negócio ou na sua residência, é um bom investimento. Entre em contato conosco e faça seu orçamento.