O uso de energia renovável é uma tendência mundial. O mercado vem crescendo bastante, sobretudo no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), desde 2012 o segmento de energia solar fotovoltaica vem gerando mais de 13,0 Gigawatts operacionais.
A soma da potência gerada no Brasil pela Geração Centralizada (onde grandes usinas geradoras produzem e enviam aos consumidores por linhas e redes de transmissão) e a Geração Distribuída (feita em pontos diversos por micro e minigeradores de energia como residências, sítios, condomínios) passou de 7 Mw em 2012, para 13.000 Mw em 2021.
Entre os Estados que mais produzem energia solar fotovoltaica, ainda segundo dados da Absolar, estão Minas Gerais (em 1º lugar), seguido por São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso. O Estado que menos produz é o de Roraima.
Já com relação ao município brasileiro que mais produz energia solar fotovoltaica, em primeiro lugar está Cuiabá (MT), depois vem Brasília (DF), Uberlândia (MG), Teresina (PI) e Fortaleza (CE).
Até 2024, segundo a Aneel, a estimativa é de que mais de 1 milhão de consumidores passem a gerar a própria energia. Desta forma, implantar energia solar no seu negócio é um bom investimento. Veja abaixo as vantagens que as placas e painéis solares trazem.
3 vantagens da energia solar para seu negócio
1 – Economia no bolso
Com a implantação das placas de energia solar, o consumo de energia comum será reduzido ao extremo. A economia no gasto de energia elétrica é de 95%, trazendo não só um benefício ao meio ambiente, já que a fonte de energia é renovável e, portanto, sustentável, mas também diminuindo os gastos mensais com a conta de luz.
2 – Valorização do imóvel
Embora o investimento inicial de implantação seja alto, o sistema de energia solar fotovoltaica tem um retorno financeiro muito bom, sobretudo com a valorização do imóvel, que agora traz um diferencial.
Além de aumentar o valor de mercado do imóvel, o investimento traz uma economia de gastos com energia para o futuro dono do espaço, que não é encontrado em outros imóveis ou prédios comerciais.
3 – Durabilidade e baixo custo de manutenção
Os painéis solares, em geral, têm uma garantia de 25 anos concedida por seus fornecedores. Dados apontam que, mesmo passo todo este período, o sistema continua performando em 80%, ou seja, é um equipamento duradouro e de bastante eficácia.
Outro ponto positivo é que a manutenção dos painéis é considerada baixa. Um dos fatores mais importantes para que o painel mantenha sua performance é mantê-lo devidamente limpo.
As manutenções periódicas são feitas por equipes especializadas e costumam ter um excelente custo-benefício.
Investir em energia solar é um bom negócio, tanto para sua empresa como para o desenvolvimento sustentável do Brasil!