A energia eólica, que transforma o movimento das correntes de ar em energia elétrica, vem crescendo no Brasil. Segundo dados divulgados no fim de 2021 pela Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), a energia eólica ultrapassou a marca de 20GW de capacidade instalada, com 751 parques eólicos e mais de 8.800 aerogeradores.
Ainda segundo a entidade, outros 965,89 MW em operação de testes devem elevar a capacidade eólica para 21GW em breve. A estimativa é de que, até 2026, o Brasil tenha ao menos 32GW de capacidade instalada, considerando os contratos já assinados.
No mundo, a energia eólica vem crescendo a todo vapor. Conforme o Global Wind Report 2021, divulgado pelo Global Wind Energy Council (GWEC – Conselho Global de Energia Eólica), o ano de 2020, mesmo diante da pandemia de coronavírus e a interrupção da cadeia de suprimentos, foi o melhor da história para a indústria eólica global, com um crescimento no setor de 53% em relação ao ano anterior.
Foram instalados, pelo mundo, mais de 93GW de energia eólica. Estas novas instalações, segundo o GWEC, trazem capacidade global de energia eólica acumulada até 743GW. China e EUA continuaram sendo os maiores mercados mundiais para novas adições onshore (infraestruturas encarregadas de gerar energia elétrica a partir do vento que sopra em localizações de terra).
Energia eólica no mar
Energia eólica offshore é a energia aproveitada a partir da força do vento que sopra em alto-mar, que tem velocidade muito maior do que a onshore (em terra).
Em 2022 o Brasil deu um passo muito grande em relação à energia eólica offshore com a publicação, no Diário Oficial da União, do Decreto 10.946, em 25 de janeiro.
No decreto, o Ministério de Minas e Energia estabeleceu regras para exploração energética dos ventos marítimos para instalação de parques eólicos no mar; assunto que ainda não tinha regulamentação e definição no Brasil.
A Abeeólica celebrou este passo, afirmando que o decreto é um avanço crucial para que o Brasil possa iniciar seu caminho na implantação de parques eólicos offshore com segurança para o investidor, governo e sociedade.
Benefícios da energia eólica
Em 2020, a energia eólica gerou no Brasil 57 TWh, abastecendo 28,8 milhões de residências por mês, beneficiando ao menos 86,4 milhões de habitantes.
A energia eólica tem e traz vários benefícios:
- Mesmo sendo implantada em terra, permite que o proprietário siga com plantações e criação de animais;
- É uma fonte de energia renovável, não polui e ainda ajuda o Brasil a cumprir seus objetivos no Acordo do Clima;
- Gera renda e melhoria de vida para proprietários de terra com arrendamento para colocação das torres;
- Parques eólicos não emitem CO2;
- Tem um dos melhores custo-benefício de tarifa de energia;
- A instalação de parques eólicos contribui para o aumento do PIB e do Índice de Desenvolvimento Humano do Município. (Fonte Abeeólica)
A Vexper desenvolve projetos de energia eólica e outras fontes de energia renovável. Clique aqui e saiba mais.